quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Projeto Vênus. PARTICIPE!!!


O Projeto Vênus é uma organização que propõe um plano tecnicamente viável de ação para a mudança social, trabalhando por uma civilização global pacífica e plenamente sustentável. Ele promove uma alternativa na qual os direitos humanos não são meras proclamações no papel, mas um modo de vida. Esta proposta é a implementação da economia baseada em recursos, que pode ser entendida como a plena aplicação do método científico e da tecnologia de ponta para o benefício de todo ser humano sob a face da Terra, muito além dos obsoletos valores sociais do sistema financeiro vigente.
Embora não seja a única, o Projeto Vênus é a maior contribuição técnica no trabalho de conscientização social sustentada pelo Movimento Zeitgeist em todo o mundo. Este projeto tem sido desenvolvido mais intensamente desde a década de 1960 pelo cientista social Jacque Fresco. O nome da proposta é uma referência ao centro de estudo do projeto, localizado em Vênus, nos Estados Unidos.
O desenvolvimento científico leva à conclusão de que o comportamento humano pode ser modificado, tanto para uma atividade construtiva como para uma destrutiva. É disso que o Projeto Vênus se trata: direcionar nossa tecnologia e recursos à realidade, para o benefício máximo das pessoas e do planeta, buscando novas maneiras de pensar e viver que enfatizem e celebrem o vasto potencial do espírito humano. Nós temos à mão as ferramentas para projetar e construir um futuro digno de nosso potencial agora mesmo. O Movimento Zeitgeist sustenta a direção apontada pelo Projeto Vênus para a humanidade, nova e arrojada, que requer nada menos que o replanejamento de nossa cultura, valores, hábitos e tudo o mais.
As imagens de estruturas e técnicas não são uma tentativa de predizer o que será feito, apenas o que poderá ser feito. A responsabilidade por nosso futuro está em nossas mãos, e depende das decisões que tomamos hoje mesmo. O maior dos recursos disponíveis é, em última análise, nossa própria engenhosidade.
O Projeto Vênus advoga uma visão alternativa para uma civilização mundial sustentável, diferente de qualquer sistema social que já existiu. Apesar dessa descrição estar bastante condensada, ele é baseado em anos de estudo e pesquisas experimentais realizados por várias pessoas de várias disciplinas científicas.
Este projeto propõe uma abordagem dedicada à preocupação humana e ambiental, simultaneamente. É uma visão atingível de uma realidade fundamentalmente melhor, uma apropriada à época em que vivemos, e tão prática e factível a ser concretizada hoje mesmo.
Para isso, guerra, pobreza, fome, dívida, degradação ambiental e sofrimento humano desnecessário são vistos não só como evitáveis, mas também como totalmente inaceitáveis. Uma das premissas básicas do projeto é a de que todos os recursos da Terra sejam patrimônio comum de todas as pessoas. Qualquer coisa inferior a isso irá simplesmente resultar numa continuação do mesmo catálogo de sintomas inerentes ao sistema vigente, que é falho em sua base.
Ao longo da história a mudança tem sido lenta. Grupos sucessivos de líderes substituem aqueles que os precedem, mas os problemas sociais e econômicos fundamentais permanecem, porque os sistemas de valores básicos continuam inalterados. Os problemas com os quais estamos lidamos devem ser resolvidos tecnicamente, de acordo com as leis da natureza. Talvez não haja nem sequer dinheiro disponível o suficiente para pagar pelas mudanças necessárias, mas há recursos de sobra. É por isso que o Projeto Vênus advoga a transição de uma sociedade com base monetária à realização de uma economia global baseada em recursos. O Movimento Zeitgeist assume um papel de orientar a espécie humana neste processo de transição. Portanto, todas as entidades, grupos e indivíduos devem proclamar e praticar a união da vida, vivendo sobre sua única casa: a Terra.
Para completar, deixamos à sua disposição um pequeno vídeo-resumo dos fundamentos do Projeto Vênus.

Visite : http://www.thevenusproject.com

Segue o vídeo com um resumo da proposta do Projeto Vênus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário