quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Conheça o Movimento Zeitgeist


Com atuação que transcende instituições, países e nações, o Movimento Zeitgeist sustenta uma mudança radical na forma como encaramos e conduzimos a vida. Enxerga o mundo independente de fronteiras e reconhece a humanidade como família, sustentando, assim, alterações que proporcionem bem-estar para a população global e não apenas para pessoas/grupos privilegiados. Promove a conscientização de que problemas socioeconômico-ambientais como miséria, alto índice de criminalidade, guerras, corrupção, desmatamento inconsequente, desigualdade social, entre tantos outros, são causados por uma estrutura social fundamentada em dogmas e preceitos há muito superados. Entende que melhorias significativas dependem, primeiramente, da mudança dos princípios e do senso que orientam a vida em sociedade, por ser nítido que os valores atuais estão defasados e incoerentes. Crimes, fome, escândalos políticos, desastres ambientais provocados pela atuação desmedida do ser humano e muitos outros, tornaram-se acontecimentos corriqueiros e são vistos com indiferença. A cultura do lucro/dinheiro e da competição social passaram a justificar tais anomalias como se fossem inerentes à natureza humana.
Por isso é missão do Movimento Zeitgeist trazer a público as verdadeiras causas dos problemas atuais, propiciando uma superação da crença fatalista de que as coisas simplesmente "acontecem", e conscientizando de que as pesquisas e descobertas científicas, se centradas em interesses coletivos, podem solucionar as principais mazelas sociais, através da instalação de um novo modelo universal, a economia baseada em recursos. Graças aos avanços tecnológicos, os recursos podem ser gerenciados e distribuídos de forma eficiente e abundante, respeitando os processos da natureza e atendendo as necessidades vitais de toda a humanidade. Com tecnologia, planejamento e educação, tal objetivo não só é possível, mas vital para a sobrevivência da espécie humana.
O Movimento reconhece a importância de ações de utilidade imediata tais quais reformas no sistema vigente, campanhas de solidariedade e doações, desde que essas práticas propiciem a crítica ao sistema atual e, por conseguinte, sua mudança. Logo, no desempenho de tais ações, tem como foco a conscientização de que o modo pelo qual as relações e transformações se operam na sociedade hoje é obsoleto e que a promoção de reformas monetárias, tributárias, legislativas, doação de mantimentos e vestuários, não é a solução em si para os problemas a serem enfrentados, mas apenas mecanismos facilitadores da transição do atual e ultrapassado sistema monetário para um modelo social economicamente sustentável.
A instauração de um novo sistema socioeconômico sem o exercício da competição desenfreada e sem priorizar ganhos de uma minoria em detrimento das necessidades da maioria não é utópica. É tecnicamente possível e viável. O primeiro dos desafios do Movimento Zeitgeist, portanto, é afastar essa equivocada ideia de "utopia", deixando claro que o grande empecilho para a concretização do sistema baseado em recursos é a crença de que o dinheiro é necessário e indispensável para a vida em sociedade, quando, em verdade, toda a sistemática monetária é uma das principais responsáveis pela desigualdade, marginalização, destruição do meio ambiente, criminalidade e toda a gama de problemas sociais que nos assolam. O sistema econômico baseado em recursos propõe uma transformação geral, garantindo a todos a maior qualidade de vida possível.
Para fim, o Movimento Zeitgeist não pode ser definido como um grupo, ao menos não sob o sentido comum da palavra. Se o maior conjunto numérico que os humanos podem conceber seja a própria humanidade em si, um grupo tenderia a considerar um número de integrantes menor que o mundo todo. No momento que o Movimento Zeitgeist é uma ação social a favor de todos os indivíduos, sem exceção, o conceito de grupo é quase irrelevante. Em outras palavras, as atitudes deste movimento social são em prol à espécie humana como animal interdependente à natureza, não se submete a quaisqueir limitações ideológicas e de outros tipos. Sendo assim, não há necessariamente um modo de não pertencer ao Movimento Zeigeist. Apesar disso, participar ativamente dele pode ser entendido como uma manifestação consciente de sua pertença à humanidade.

Conheça, Colabore, Participe : http://www.movimentozeitgeist.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário