quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Emoção,Razão,Intuição : Degraus Evolutivos


Emoção. Do Latim '' Emotione : Movimento, Comoção, Ato de mover ''. As emoções são um dos   maiores,senão o maior propósito pelo qual estamos aqui. Não é preciso sequer ser racional pra ser sentimental! Quase todos os animais tem sentimentos (nem que seja de proteção aos filhos). E se nós temos sentimentos e hoje em dia já temos raciocínio, não duvido que os nossos fofuxos e guardiões  tornem-se inteligentes num punhado de milênios.

Mas o que me intriga são seres, dotados de inteligência e raciocínio, que não conseguem usar essas qualidades ao invés dos sentimentos nas horas em que isso se faz necessário. Muita gente se deixa levar por empolgações momentâneas, recheadas de entusiasmo e se deparam com realidades bem diferentes daquilo que esperavam. Porquê não pensar um pouco, refletir as consequências de um ato antes de praticá-lo? A  impulsividade dificilmente constrói, ela geralmente faz o oposto. Livremo-nos disto!
Os sentimentos são nosso termômetro espiritual. À cada tipo de situação nos deparamos com diversos sentimentos. Na correria do dia-a-dia, no convívio com familiares e amigos, a sós... Acho que apenas quando dormimos é que não nos damos conta do sentimento sintonizado. Nós precisamos aprender a domar essa força que nos impede de pensar.É como se nosso cérebro fosse capaz, apenas de sintonizar um frequência  de cada vez.
Por exemplo : Se você está dançando ,ou correndo, ou praticanto qualquer atividade física, você não vai conseguir se sintonizar com sentimentos.
Se você estiver apaixonado, não vai conseguir pensar racionalmente.
Agora...E se nós conseguíssemos superar o pensamento racional pra dar lugar à uma outra manifestação mais intensa,mais consciente ,e mais abrangente da realidade? Eu não duvido dessa possibilidade. Aliás, considero-a completamente possível. O plano intuitivo sempre se manisfesta quando estamos raciocinando.Se existe um meio de superar o raciocínio, eu acredito que esse seja o caminho
Só me resta descobrir como se faz. Como diz o Banco Santander : '' Vamos fazer juntos? ''

Nenhum comentário:

Postar um comentário