segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A grandeza está no serviço espontâneo

'' Ó Tao!
Tu, que tudo superas!
Em ti está o todo.
Em ti, a vida de todos os seres!
Tu não te negas a ninguém,
Tu que tudo realizas,
Tudo nutres,
Tudo fazes prosperar!
Tu, o eterno servidor da vida,
Jamais te vanglorias de nada.
Pequenino pareces aos que ignoram
A tua grandeza.
Grande, porém, és
Tu, de que tudo vem
E a quem tudo volta
Nunca te arvoras em dominador.
...................................................
Assim também o sábio serve,
Realizando grandes coisas,
Sem se ufanar da sua grandeza''

EXPLICAÇÃO :

''Esta apoteose da Divindade lembra as palavras de Santo Agostinho : ''Ó Deus! Formosura sempre antiga e sempre nova - quão tarde te amei!...Tu estavas em meu coração - e eu te buscava lá fora...
Tu estavas comigo, mas eu não estava contigo... E então tu me chamaste em altas vozes... rompeste
a minha surdez...relampejaste e afugentaste a minha cegueira... rescendeste suaves perfumes em torno
de mim e eu os sorvia - e agora vivo a suspirar por ti...saboreei-te, e agora tenho fome e sede de ti...
Tocaste-me de leve - e eu me abrasei em tua paz.

Lembra também as palavras de Jesus Cristo a seus discípulos : ''Os reis e príncipes deste mundo são
chamados de grande, porque são servidos por seus súditos. Entre vós, porém, não há de ser assim ;
aquele que dentre vós quiser ser grande seja o servidor de todos''
......................................................................................................................................................

Texto e explicação extraídos do livro : Tao-Te-King ,de Lao-Tse.
Tradução e notas : Humberto Rohden


Nenhum comentário:

Postar um comentário